Brad Pitt / James Haven / Jon Voight / Mastectomia / News

Jon Voight fala a respeito da dupla mastectomia de Angelina

15 de maio de 2013

Angelina Jolie surpreendeu o mundo nesta terça-feira – incluindo seu pai.

A atriz fez uma corajosa confissão ao revelar que, recentemente, passou por uma dupla mastectomia preventiva. Juntamente com o resto do mundo, mais uma pessoa ficou sabendo sobre a cirurgia através da internet, Jon Voight.

Voight, que se reconciliou com Jolie em 2011, após uma briga que durou cerca de 10 anos, elogiou sua filha extraordinária mas não compreendeu a surpresa – especialmente porque ele tinha se encontrado com Angelina um dia antes do anúncio no The New York Times.

“Meu amor e minha admiração por minha filha não podem ser explicados em palavras. Eu a vi há dois dias com o meu filho Jamie. Todos nós nos reunimos para comemorar o aniversário dele, juntamente com Angelina e Brad. Mas eu não sabia. Não era algo evidente para ninguém. Eu descobri na manhã desta terça-feira. Fiquei tão surpreso quanto qualquer um e profundamente comovido pela forma como ela lidou com isso. Ela é uma pessoa extraordinária, assim como a maneira que ela lidou com isso e pelo o que ela compartilhou.”

Angelina tomou a decisão de fazer a cirurgia depois de saber que é portadora do gene BRCA1 e que tinha 87 por cento de chance de desenvolver câncer de mama e 50 por cento de desenvolver câncer de ovário.

A estrela de “Salt” continuou trabalhando ao longo dos três meses de procedimentos, e manteve em segredo de todos, com exceção de seu noivo, Brad Pitt. Mas Jon, 74, disse que respeita absolutamente a escolha de Angelina em manter esta decisão em segredo. Jon ainda revelou que conversou com Angelina nesta terça-feira, e ela explicou tudo.

“Eu entendo completamente, mas quero que sua inspiração seja o foco. Ela me explicou e me ensinou sobre essas coisas.”

Voight se desentendeu com Jolie em 2002, quando ele a acusou de ter “sérios problemas mentais,” enquanto Angelina o criticava por ter mantido um caso extra conjugal quando ainda era casado com Marcheline. Foi o noivo de Angelina, Brad Pitt, que provocou a reconciliação dos dois atuando como intermediário. Falando em Outubro de 2011, Jon afirmou que ele teve uma epifania emocional e que começou a viver a favor de sua família depois que tudo mudou.

“De repente eu vi as coisas de forma diferente e tudo mudou. Aquele momento mudou toda a minha vida. Ele [Brad] me deu a minha família de volta. Reencontrar minha Angie foi muito precioso para mim. Adoro os meus netos, eles são meu grande amor. Isso me deixa muito emocionado e agradecido.”

A mãe de Brad, Jane Pitt, também presou homenagem a sua nora, mesmo com os rumores de que a relações entre as duas seria tensa. Em uma declaração comovente, Jane disse que estava orgulhosa da cirurgia de Angelina, que garante que ela continue viva para assistir seus filhos crescerem.

“Estamos muito orgulhosos de Angie, isso significa muito para a família, especialmente para os nossos netos. Nós a amamos muito,” disse Jane Pitt em uma declaração à revista People.

Entre o começo de Fevereiro e o final de Abril, Angelina realizou três meses de procedimentos cirúrgicos para remover os dois seios, após tomar conhecimento de que ela tinha alto risco de desenvolver câncer de mama. Depois de ter visto sua mãe morrer com 56 anos de idade para um câncer de ovário, dez anos depois de desenvolver a doença, Angelina foi determinada em garantir que ela tivesse uma chance melhor de evitar o mesmo destino. Seu irmão James Haven também fez uma declaração em homenagem a Angelina.

“Minha irmã, assim como a nossa mãe, sempre coloca seus filhos em primeiro lugar. Eu sou muito grato por ser seu irmão,” disse ele.

Já para Brad Pitt, sua noiva foi heroica em tomar a decisão de fazer esta cirurgia tão agressiva. O ator de 49 anos – que ainda é encantado por Angelina – com quem mantem um relacionamento estável desde 2005 – fez uma recuperação completa depois da cirurgia e está ansioso para viver uma vida muito frutífera com ela e com seus filhos. Em um comunicado divulgado ao jornal Evening Standard, de Londres, ele disse:

“Tenho testemunhado esta decisão em primeira mão, e acho que a escolha de Angie, assim como tantas outras decisões tomadas por ela, foi absolutamente heroica. Agradeço a nossa equipe médica por seu cuidado e foco. Tudo o que eu quero é que ela tenha uma vida longa e saudável, comigo e com os nossos filhos. Este é um dia muito feliz para a nossa família.”

Por sua vez, Angelina elogiou o apoio dado por seu noivo e por seus filhos – Maddox (11), Pax (9), Zahara (8), Shiloh (6), Knox e Vivienne (4) – durante o tratamento.

“É reconfortante o fato de que eles não vêem nada que os deixe desconfortáveis.Eles podem ver minhas pequenas cicatrizes, mas isso é tudo. Todo o resto é apenas a mamãe, a mesma que sempre foi. E eles sabem que eu os amo e que farei qualquer coisa para estar com eles, enquanto eu puder… Tenho sorte de ter um parceiro, Brad Pitt, que é tão amoroso e solidário. Então, para quem tem uma esposa ou namorada que esteja passando por isso, saiba que você é uma parte muito importante no processo de transição. Brad esteve no Pink Lotus Breast Center, aonde eu fui tratada, a cada minuto da cirurgias. Nós conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Nós sabíamos que essa era a coisa certa a fazer para a nossa família, e que isso iria nos deixar ainda mais próximos. E deixou.”

Angelina também fez questão de tranquilizar outras mulheres de que fazer uma dupla mastectomia não mudou a forma de como ela se sente com relação a si mesma e sua feminilidade, e acrescentou que o resultado da cirurgia reconstrutiva pode ficar realmente bonito.

“Em uma nota pessoal, eu não me sinto menos mulher. Eu me sinto poderosa pela forte escolha que eu fiz, e que não diminuiu em nada a minha feminilidade.”

Além disso, a corajosa estrela espera que ela possa encorajar outras mulheres a se informarem e a considerarem suas opções.

“Estou escrevendo sobre isso agora porque espero que outras mulheres possam se beneficiar com a minha experiência. Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nos corações das pessoas, e que gera um profundo sentimento de impotência. Mas hoje é possível descobrir por meio de exames de sangue se você é altamente suscetível ao câncer de mama e de ovário, para poder agir.”

Embora Angelina tenha passado por várias alterações em sua vida e por cirurgias desde Fevereiro, ela não deixou as visitas ao hospital interferirem em seus compromissos públicos, já que ela visitou a República Democrática do Congo e participou de uma reunião do G8 em Londres no dia 11 de Abril, ao lado de William Hague, depois de se submeter às cirurgias iniciais, mas antes que todos os procedimentos tenham terminado.

Fonte: Daily Mail