Hoje, Brad Pitt elogiou sua noiva, Angelina Jolie, como heroica depois de revelar que ela passou por uma dupla mastectomia por ter um risco extremamente elevado de desenvolver câncer de mama.
Jolie, de 37 anos, revelou que escolheu fazer o procedimento cirúrgico como uma medida preventiva, após realizar testes genéticos que revelaram que ela tinha 87 por cento de chance de desenvolver câncer de mama e 50 por cento de chance de desenvolver câncer de ovário.
A atriz ganhadora do Oscar, cuja mãe, Marcheline Bertrand, faleceu em 2007 por conta de câncer de ovário com 56 anos, disse que tomou essa difícil decisão para poder dizer aos filhos que eles não precisam ter medo de perder a mãe para o câncer.
Em um comunicado, Pitt disse:
“Tenho testemunhado esta decisão em primeira mão, e acho que a escolha de Angie, assim como tantas outras decisões tomadas por ela, foi absolutamente heroica. Agradeço a nossa equipe médica por seu cuidado e foco. Tudo o que eu quero é que ela tenha uma vida longa e saudável, comigo e com os nossos filhos. Este é um dia muito feliz para a nossa família.”
Escrevendo para o The New York Times, Jolie disse:
“Minha mãe lutou com o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. Ela viveu tempo suficiente para conhecer os primeiros netos e para poder segurá-los em seus braços. Mas, meus outros filhos nunca tiveram a chance de conhecê-la, e de ver o quão amorosa e graciosa ela era. Nós temos o costume de nós referir a ela como “A mãe da mamãe,” eu me encontrei tentando explicar sobre a doença que a levou para longe de nós. Meus filhos perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo. E eu sempre disse para eles não se preocuparem, mas a verdade é que eu possuo um gene “defeituoso”chamado BRCA1, que aumenta drasticamente o meu risco em desenvolver câncer de mama e câncer de ovário.”
A atriz tem seis filhos – Maddox (11), Pax (9), Zahara (8), Shiloh (6), Knox (4) e Vivienne (4). Ela disse ainda que escreveu o comunicado para encorajar as mulheres que podem não saber que estão vivendo sob a sombra de um câncer, encorajando-as a realizar o teste genético.
Jolie realizou procedimentos médicos durante 3 meses, incluindo uma cirurgia reconstruitiva após a remoção de ambas as mamas. A atriz escreveu que o processo começou no dia 02 de fevereiro com um procedimento doloroso chamado “mamilo poupadores de mastectomia,” que aumenta a chance de salvar o mamilo.
“Duas semanas depois, eu realizei uma cirurgia de grande porte, onde o tecido mamário e removido e preenchimentos temporários são colocados no lugar. A operação pode levar 8 horas.Você acorda com tubos de drenagem e expansores em seus seios. Você sente como se estivesse em uma cena de filme de ficção científica. Mas, dias depois da cirurgia, você pode estar de volta a uma vida normal. Nove semanas depois, a cirurgia final é finalizada com a reconstrução dos seios com um implante. Nos últimos anos, aconteceram muitos avanços neste processo e o resultado pode ficar realmente bonito,” disse ela.
Surpreendentemente, Jolie continuou seu trabalho ao longo dos últimos três meses, fazendo uma viagem até o Congo ao lado de William Hague e aparecendo em uma reunião do G8 em Londres no mês passado, pedindo pelo fim da violência sexual em zonas de conflito.
Jolie disse que seu risco de desenvolver câncer de mama agora caiu pra 5 por cento. Ela ainda elogiou o apoio dado por seu noivo e por sua família dizendo:
“Tenho sorte de ter um parceiro, Brad Pitt, que é tão amoroso e solidário. Então, para quem tem uma esposa ou namorada que esteja passando por isso, saiba que você é uma parte muito importante no processo de transição. Brad esteve no Pink Lotus Breast Center, aonde eu fui tratada, a cada minuto da cirurgia. Nós conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Nós sabíamos que essa era a coisa certa a fazer para a nossa família, e que isso iria nos deixar ainda mais próximos. E deixou.”
E acrescentou:
“Estou escrevendo sobre isso agora porque espero que outras mulheres possam se beneficiar com a minha experiência. Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nos corações das pessoas, e que gera um profundo sentimento de impotência. Mas hoje é possível descobrir por meio de exames de sangue se você é altamente suscetível ao câncer de mama e de ovário, para poder agir.”
Em um comunicado, William Hague disse hoje:
“Esta foi uma escolha corajosa por uma mulher notável. A coragem dela em passar por este tratamento e também de falar sobre isso com a finalidade de ajudar outras mulheres é verdadeiramente inspiradora. Ao longo de todo o seu trabalho humanitário ela não perdeu o ritmo. Esta foi uma decisão corajosa tomada por uma das melhores pessoas e mais corajosas que eu conheço. Desejo à ela e à sua família, o melhor.”
Fonte: London Evening Standard
- Notícia anterior: Angelina Jolie: Minha escolha médica
- Próxima notícia: A jornada de uma paciente: Angelina Jolie