News / Trabalho Humanitário

Angelina Jolie e William Hague visitam memorial em Ruanda

26 de março de 2013

Na manhã desta terça-feira, dia 26 de Março, o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, e a Enviada Especial da UNHCR, Angelina Jolie, visitaram o Memorial do Genocídio de Kigali, na capital de Ruanda, para honrar a memória daqueles que foram mortos durante o genocídio que ocorreu no país em 1994.

O memorial foi criado em 2004, pela Aegis Trust que busca a prevenção do genocídio trabalhando em parceria com os sobreviventes e com as autoridades ruandesas. Hoje a Aegis Trust desempenha um papel fundamental na construção da paz e da educação, reunindo os filhos dos sobreviventes, ajudando a fortalecer a estabilidade da comunidade e a resistência contra uma potencial violência futura.

Em apenas 100 dias, de Abril até Julho de 1994, 1 milhão de ruandeses foram mortos simplesmente porque eles foram identificados etnicamente como Tutsi. Tropas da ONU foram até o local no começo do genocídio, porém grande parte foi posteriormente retirada. O acontecimento tem sido considerado como um dos piores fracassos da comunidade internacional nos tempos modernos, ao tentar proteger as pessoas em risco de atrocidades em massa.

Cerca de 250.000 mortos foram enterrados em valas comuns no Memorial do Genocídio em Kigali, onde Angelina Jolie e William Hague deixaram coroas de flores e permaneceram em uma reflexão silenciosa. Os dois visitaram o memorial durante uma missão conjunta que visa combater o estupro e a violência sexual em Ruanda e na República Democrática do Congo. Antes de deixar o Memorial, Jolie e Hague ainda conferiram o ‘Programa de Documentação da Aegis,’ no Arquivo de Genocídio de Ruanda. O programa procura documentar estupros e casos de violência sexual contra as mulheres. Yves Kamuronsi, gerente do Arquivo, explicou que os ruandeses e pesquisadores de todo o mundo poderão usar o arquivo para entender melhor as causas do genocídio, utilizando as pesquisas em estratégias de prevenção, em processos de reconciliação comunitária e para promover a estabilidade.

“Hoje, a Aegis Trust teve a honra de receber a Sra. Jolie e o Sr. Haia durante sua visita ao Memorial do Genocídio em Kigali. Sobreviventes em todo o país são incentivados por seus compromissos em prevenir atrocidades em massa,” disse Freddy Mutanguha, chefe da Aegis em Ruanda e também sobrevivente do genocídio.

“Utilizado como uma arma, o genocídio em Ruanda gerou traumas e outras consequências como o estupro. O estupro ocorre, muitas vezes, em situações de conflito, pois os autores exercem dominação transformando as mulheres em alvos. Nós aplaudimos William Hague e Angelina Jolie por seus esforços em trazer uma renovada atenção internacional e em buscar mulheres formas de proteger mulheres em momentos de crise.”

A Aegis Trust visa prevenir crimes contra a humanidade ao redor do mundo. Para saber mais, visite o site oficial.

Após a visita, ao deixar Ruanda, Angelina tirou fotos com os funcionários do Pearl Lounge no Aeroporto Internacional de Kigali, em Ruanda. Você pode ver as fotos no Photobucket oficial do Pearl Lounge.

01 02 03 04 05

• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2013 > 03 – 26/03/13 (25x)

Fonte: Aegis Trust