Angelina e Madonna são criticadas por adotar crianças africanas
8 de fevereiro de 2013
A supermodelo e humanitária nascida em Moçambique, Tasha De Vascolcelos, criticou adoção de crianças africanas por celebridades como Angelina Jolie e Madonna. De acordo com ela, ao levarem as crianças embora, elas “dilaceram o coração da África.” Enquanto se prepara para inaugurar uma nova clínica em Malawi – que foi construída através de sua Fundação – Tasha também criticou estrangeiros ricos que “jogam dinheiro” na África, ao invés de se envolver e trabalhar diretamente com os sistemas do lugar.
“Há algo dentro de mim que chora todos os dias por não estar no lugar em que nasci,” disse Tasha.
Sua família fugiu da guerra civil em Moçambique quando ela tinha 10 anos de idade.
“É por este motivo que eu realmente sei que você não deve levar uma criança embora da África. Se você quer ajudá-las, ajude-as dentro de seus países. Você tem que se tornar próximo de pessoas importantes: os ministros, o chefe da aldeia, as pessoas que estão executando projetos no local, o significa fazer algo com as próprias mãos. Enviar cheques apenas, não é suficiente.“
Tasha De Vasconcelos, que cresceu no Canadá e que agora vive em Londres, lançou o projeto ‘Amor’ em 2006. Ela disse:
“Como refugiada, eu vivi o impacto de deixar para trás primos, membros da família, avós e acima de tudo, a terra que amamos. É por isso que eu não defendo adotar crianças africanas para terem um estilo de vida hollywoodiano, como Madonna e Angelina Jolie tem feito.”
A menos que os estrangeiros estejam dispostos a se envolver diretamente, Tasha acrescentou que estão todos envolvidos em um desserviço.
“As pessoas como Madonna não entendem. Elas não sabem como é ser um africano, como é ser parte de uma tribo, como é ter um chefe, ter uma comunidade.”
De acordo com ela, ainda, ajudar a África não se trata apenas de construir edifícios, mas criar postos de trabalho e de educação.
Um porta-voz de Madonna disse que os comentários feitos pela modelo foram “imprudentes” já que seus filhos estão prosperando bem e estão sendo cuidados, e certamente, educados sobre sua cultura e sobre onde vieram.”
Fonte: Independent
- Notícia anterior: Gallery Update: Aparições Públicas 2008
- Próxima notícia: Angelina Jolie no American Society of Cinematographers Awards