Angelina Jolie visita campo de refugiados na Jordânia
11 de setembro de 2012
ZA’ATRI, Jordânia, 11 de Setembro de 2012 (UNHCR)
O Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, e a Enviada Especial da UNHCR, Angelina Jolie, se encontraram com refugiados sírios na manhã desta terça-feira, durante uma visita feita ao campo de refugiados Za’atri na Jordânia. Guterres disse que “o campo precisa de um financiamento internacional maciço” e que “as condições ainda não são aceitáveis.”
Além de mostrar solidariedade com os refugiados, a visita serviu para reconhecer o compromisso da Jordânia e de seu governo em proteger os refugiados. Os números mais recentes mostraram que milhares de refugiados sírios já foram registrados na região, e que outros aguardam o registro.
Na segunda-feira à noite, Angelina visitou a fronteira da Jordânia com a Síria e conheceu famílias que chegaram recentemente. Entre elas, um homem estava ferido. A maioria dos refugiados atravessam a fronteira à noite. Bombardeios podiam ser ouvidos do outro lado da fronteira enquanto cerca de 200 refugiados cruzam a fronteira de forma perigosa.
Desde sua inauguração no final de julho, o campo Za’atri, que está localizado perto da fronteira com a Síria, recebeu cerca de 28 mil refugiados. Estes estão entre os 83 mil refugiados sírios que vivem na Jordânia que já foram registrados ou que ainda aguarda o registro. Se acredita que outros tantos cruzaram a fronteira sem procurar se cadastrar. A maioria dos refugiados está vivendo em comunidades de acolhimento em áreas urbanas.
“Os refugiados dizem que os ataques de artilharia e os ataques aéreos continuam a acontecer em vilas e cidades próximas a fronteira com a Jordânia. Há relatos de milhares de pessoas desabrigadas no sul da Síria que se mudam de vila à vila procurando segurança antes de cruzar a fronteira,” disse o porta voz da UNHCR.
O número de refugiados que atravessam a fronteira sofre alterações diariamente de acordo com a situação de segurança na Síria. No geral, a média fica em torno de 2.000 novas pessoas que chegam por dia, apesar de alguns dias este número não ultrapassa 100 pessoas. Os refugiados informaram vários lugares em Damasco onde pessoas desabrigadas foram acolhidas mas que agora são afetadas pela violência, forçando-as a se mudar novamente. Alguns refugiados contaram ainda que mudaram cinco ou seis vezes de lugar antes de finalmente deixar o país.
A UNHCR, em conjunto com o governo da Jordânia, com a Jordan Hashemite Charity Organization, com a ONU e ONGs, está trabalhando dia e noite para ajudar os refugiados sírios. No entanto, as condições em Za’atri – um campo que fica no meio do deserto – ainda são severas e a maioria dos refugiados está vivendo em tendas. Com a aproximação do inverno, a UNHCR espera ser capaz de mudar as pessoas para casas pré fabricadas que estão sendo entregues, em torno de 30 casas por dia, e dar prioridade às famílias mais vulneráveis. Enquanto isso, os refugiados estão fazendo o seu melhor para estabelecer suas vidas no acampamento. No fim de semana, aconteceu o primeiro casamento enquanto nasceram várias crianças desde a abertura do campo Za’atri.
Guterres e Angelina irão se encontrar ainda, na tarde desta terça-feira, com o rei da Jordânia, Abdullah II Ibn Al-Hussein, como também com o primeiro ministro Fayez Tarawneh e com o Ministro de Relações Exteriores, Nasser Judeh.
> TRABALHO HUMANITÁRIO > 2012 > 09 – 11/09/12 (45x)
Fonte: UNHCR
- Notícia anterior: Angelina Jolie viaja à Jordânia para visitar refugiados sírios
- Próxima notícia: Angelina Jolie visita refugiados sírios na Jordânia