Trabalho Humanitário / Vídeo

Jolie discursa em evento que apoia iniciativa contra estupro

30 de maio de 2012

Lançando iniciativa do governo britânico na prevenção da violência sexual em conflitos, Angelina Jolie, Enviada Especial do Alto Comissáriado das Nações Unidas para os Refugiados, falou durante o seu discurso:

“É uma enorme honra estar aqui esta noite para lançar esta, importante e muito bem vinda, iniciativa, e estar ao lado de Zana Marjanovic, Vanesa Glodjo e Goran Kostic, com quem eu tive o prazer de trabalhar junto neste filme. Quando nós fizemos este filme, nosso sonho era dispertar discussão e trazer à tona um diálogo que pudesse ajudar, de alguma forma, as pessoas que estão vivendo situações parecidas, a serem capazes de lidar com o que estão passando. Então, estarmos aqui e fazermos uma pequena parte desta tão importante iniciativa, nos deixa extremamente honrados. E eu agradeço ao Secretário Hague por seu comprometimento com esta questão.

Por toda história, estupro e violência sexual tem sido usados como armas de guerra. No final, muitas mulheres e meninas se tornam alvos primários. O problema cresceu tremendamente. As guerras em Ruanda e na Bósnia levaram o problema ao patamar mundial e depois de palavras, a comunidade internacional deu passos significantes para acabar com a impunidade das piores atrocidades e combater a violência sexual nos conflitos. Mas mesmo com todo o progresso, muito ainda precisa ser feito. Hoje, com os conflitos ao redor do mundo, a violência sexual continua a ter um índice terrível. Nós não podemos mais fingir que não sabemos as graves consequências em nossa falha ao prevenir e combater estes crimes. Nós sabemos o que as vítimas destes crimes querem, mas que geralmente não conseguem: justiça e reconhecimento. O incremento dos esforços em reunir, preservar e atuar nos indícios de violência sexual durante a guerra, pode possibilitar maior justiça às vítimas e prevenir ainda mais violações generalizadas. Isso é muito importante. Melhora na cooperação entre os países e liderança internacional, que estamos vendo hoje, é crucial para trazer justiça e acabar com a impunidade.

Eu sou muito grata, e estou muito feliz por fazer parte disto, e espero trabalhar com muitos que estão aqui e que fizeram um grande trabalho. Por favor, entrem em contato comigo e por favor me digam como eu posso ajudar. Obrigada.”