Uncategorized

Jolie participa da Reunião Anual do Comitê Executivo da UNHCR

4 de outubro de 2011

Fonte: UNHCR

GENEBRA, 04 de Outubro, UNHCR – Nesta terça-feira, a Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR, Angelina Jolie, pediu à comunidade internacional para intensificar seus esforços ao lidar com a crise no Chifre da África, dizendo que a vida de centenas de milhares de refugiados depende disso. Em um discurso em Genebra durante a Reunião Anual do Comitê Executivo da UNHCR, a atriz descreveu a situação da Somália e dos países vizinhos como “a crise humanitária de uma geração,” e disse que a necessidade de ajuda é urgente.

“Hoje, três quatros de um milhão de pessoas correm risco de morte nos próximos quatro meses no Chifre da África,” disse ela. “O trabalho que estamos fazendo precisa crescer muito para atender as necessidades desses indivíduos. A forma como nós iremos continuar a responder a este período de desnutrição e fome irá definir o trabalho das ONGs, dos governos e das organizações internacionais que trabalham no Chifre da África. E será muito difícil determinar se um grande número de pessoas vai viver ou morrer.”

“Os desafios que a UNHCR enfrenta para oferecer ajuda aos refugiados são imensos e crescentes. Os países ricos do mundo estão cada vez mais sentindo as restrições orçamentais. Eles enfrentam pressões para reduzir ainda mais os níveis ao invés de manterem suas promessas com relação aos fundos de ajuda,” disse Jolie durante seu primeiro discurso no Ex Com, que analisa a aprova programas da UNHCR assim como seu orçamento, informando sobre as questões de proteção e discutindo uma ampla gama de outros assuntos.

“No entanto, esperamos que estes governos continuem comprometidos com esta causa, ajudando as pessoas mais vulneráveis do mundo, enquanto nós reconhecemos e somos gratos a eles por sua generosidade,” acrescentou ela, expressando também sua gratidão aos países que acolhem os refugiados.

A Embaixadora da Boa Vontade também elogiou a dedicada e empenhada equipe da UNHCR que seus outros parceiros humanitários. “Eles trabalham em alguns dos lugares mais perigosos do mundo, da Somália à Líbia e ao Afeganistão, a fim de alcançar a ajudar aqueles que estão em necessidade. Nós os agradecemos por tudo o que fazem e pelos riscos pessoas que correm para fazê-lo,” disse ela, salientando os perigos crescentes que os trabalhadores humanitários enfrentam. “Temos de exigir mais respeito com relação aos conceitos de independência, imparcialidade e neutralidade, a fim de garantir a segurança e a vida dos trabalhadores humanitários.”

Jolie foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR em Agosto de 2001 e desde então realizou mais de 40 visitas de campo, incluindo alguns campos de refugiados que ficam em regiões mais remotas. Nesta terça-feira, o Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, reconheceu seus 10 anos de serviços prestados à agência de refugiados, pedindo-lhe para assumir um papel mais amplo para a UNHCR como uma enviada especial para algumas das situações mais difíceis ao redor do mundo. “É realmente minha intenção, com a sua concordância, de que você se torne nossa enviada especial, principalmente no que diz respeito às situações mais dramáticas de refugiados que precisam de ajuda”.

Jolie disse que sua experiência pessoal com a UNHCR “foi um movimento, às vezes doloroso, mas sempre gratificante e inesquecível.” Ela descobriu que os refugiados “estão entre os mais vulneráveis e, ainda assim, são as pessoas mais resistentes da terra.”

01 02 03 04 05

Trabalho Humanitário – 2011 – 04/10/11 (12x HQs)