Angelina Jolie visita refugiados sírios na Turquia
19 de junho de 2011
Fonte: UNHCR
Província de Hatay, Turquia, 17 de Junho (UNHCR)
Por Ariane Rummery
Nesta sexta-feira, a Embaixadora da Boa Vontade, Angelina Jolie, viajou até a Turquia para se encontrar com vários dos refugiados que fugiram de seus paises nas últimas semanas.
Nas últimas semanas, um grande número de civis fugiram do noroeste da Síria. Existem, agora, mais de 9.600 pessoas vivendo em quatro campos de refugiados na Turquia.
Acompanhada pelo pessoal da UNHCR e os funcionários do governo turco, Jolie visitou o campo Altinozu na Província de Hatay, a 20 km da fronteira com a Síria. Cerca de 1.700 sírios encontraram abrigo ali. “As pessoas deste campo fugiram com medo de perder suas vidas, e muitos disseram estar perturbados com a segurança de seus entes queridos que estão na Síria,” disse Jolie.
Ele encontrou-se com uma mulher que fugiu grávida da Síria e que deu à luz no acampamento. A mulher contou que seu marido tinha sido morto. Outra perturbada mulher disse a Jolie que estava doente de preocupação sobre o destino de seu marido que ainda está na Síria, impossibilitado de cruzar a fronteira. “A mulher alegou que seu marido é um dos muitos que temem atravessar a fronteira,” adicionou Jolie.
A atriz norte-americana elogiou a Turquia por acolher os refugiados, e disse que nestas situações é fundamental que as pessoas tenham acesso à segurança. “Estou muito grata com a política de portas abertas da Turquia ao permitir que essas pessoas entrem e por assegurar que não haverá um regresso forçado.”
Quando Jolie chegou, uma multidão de crianças animadas gritava “olhe quem está aqui!” e “bem vinda, bem vinda!”, enquanto empurravam-se para apertar sua mão. Muitos cartazes com a palavra “liberdade” foram pendurados. “Eu aprecio a oportunidade de visitar este acampamento e de poder conversar com essas famílias,” disse Jolie. “Esta é uma situação realmente complexa e todo mundo precisa estar fazendo tudo o que pode para ajudar essas famílias inocentes que foram pegas em meio fogo cruzado. Vou estar seguindo esta situação muito de perto e fazendo tudo o que posso,” acrecentou.
“O Governo da Turquia e a Turkish Red Crescent tem demonstrado tremenda generosidade com as milhares de pessoas que fugiram da Síria. O Red Crescent criou campos realmente muito rápido e deu assitência médica a muitas pessoas. A UNHCR está pronta para ajudar caso a situação comece a crescer.”
Com a missão de Jolie, a UNHCR recebeu dezenas de mensagens por correio eletrônico agradecendo a visita planejada à fronteira turco-síria e pela ajuda aos desabrigados. Os refugiados que vivem no acampamento Altinozu a saudaram com uma canção entusiasmada. Enquanto isso, a Embaixadora da Boa Vontade destacava a relevância da nova campanha global da UNHCR – apelidada de “1 is too many” (1 é demais). “Na campanha nós destacamos o fato de que um refugiado sem abrigo é demais, e nesta crise mais recente, nós estamos vendo milhares de pessoas precisando de ajuda. Este número pode ser maior pois podem haver outras centenas de pessoas na Síria que ainda não receberam ajuda. Essas pessoas merecem e precisam de nossa ajuda,” disse ela.
Trabalho Humanitário: Trabalho de Campo – 2011 – 17/06/11 – Turquia (30x)
- Notícia anterior: Angelina Jolie visita campo de refugiados sírios na Turquia
- Próxima notícia: Angelina Jolie e António Guterres visitam ilha italiana