Trabalho Humanitário

Ex-moradora da SOS Children’s Villages é escolhida como ‘representante’ legal de Jolie

13 de janeiro de 2011

Fonte: SOS Children’s Villages USA

A SOS Children’s Villages, uma organização global dedicada a prestação de serviços para crianças que não tem cuidados paternais, anunciou hoje que Nathalie Nozile, uma das moradoras da SOS Children’s Villages da cidade de Santo, no Haiti, foi escolhida como a primeira ‘representante’ legal de Jolie. Nathalie foi selecionada depois de se formar na Universidade da Flórida, Levin College of Law.

A bolsa legal de Jolie, que foi criada pela Fundação Jolie-Pitt, apóia os esforços do Governo no Haiti para reforçar o sistema judicial haitiano no desafiador ambiente pós-terremoto. Os representantes legais de Jolie serão advogados que irão se concentrar na proteção, dentro do sistema judicial, das crianças mais vulneráveis no Haiti, servindo como assistentes especiais dos funcionários chaves do Governo do Haiti. Nathalie Nozile irá para o Haiti ainda neste mês para começar o seu trabalho.

“Estou encantada com o fato de que Nathalie Nozile será a nossa primeira representante legal no Haiti – onde a necessidade de reforçar a proteção das crianças é muito grande,” disse Angelina Jolie. “Nathalie tem um compromisso sincero de melhorar as condições na sua terra natal e de levar para o seu trabalho a perspectiva única de ter crescido em uma das vilas do SOS Children’s Villages. Lá, ela viu em primeira-mão a importância da infância em um ambiente estável e propício. Agora, como uma advogada promissora, ela irá recorrer à sua experiência pessoal e retornar ao seu país para ajudar a fortalecer o sistema judicial do Haiti. Nathalie irá trabalhar para ajudar a garantir a igualdade ao acesso à justiça e à proteção dos direitos das crianças no Haiti.”

Dr. Heather Paul, diretor executivo da SOS Children’s Village nos Estados Unidos, adicionou: “A Jolie-Pitt Foundation tem apoiado a SOS Children’s Villages ao redor do mundo há tempo. Nathalie é um excelente exemplo dos jovens da SOS que são educados e imbuídos com o senso de responsabilidade de retribuir à sua comunidade e ao seu país. Estamos muito orgulhosos de que uma ex criança do SOS irá trabalhar dentro do sistema judicial haitiano com a intenção de proteger aqueles que são mais vulneráveis. Nathalie é devota ao seu país e irá demonstrar isso trabalhando no sistema judicial, cumprindo o compromisso de longo-prazo com Jolie em garantir a igualdade jurídica e proteção aos direitos das crianças no Haiti e ao redor do globo.”

Nathalie Nozile expressou sua gratidão por essa oportunidade: “É um grande privilégio e uma honra me tornar a primeira ‘representante’ legal de Jolie. Eu tomei a decisão de obter a licenciatura em Direito há muito tempo para que eu pudesse retornar ao Haiti e para que então eu pudesse servir o meu país que, agora, está em estado crítico. Espero que meu compromisso inspire os profissionais mais jovens a retornar ao Haiti, porque o Haiti precisa de todos nós.”

Jolie concluiu: “… Nathalie é uma força… apenas espere veja. Ela irá fazer grandes coisas. Ela representa o melhor do Haiti. Ela é um exemplo extraordinário. Tenho orgulho de conhecê-la e sou extremamente grata por ter a oportunidade de trabalhar com ela.”.

A SOS Children’s Villages está presente no Haiti há 30 anos. Nas vilas infantis das cidades de Santo e Cap Haitien, a SOS cuida de cerca de 700 crianças que estão privadas de cuidados paternais. A escola de Santo, localizada perto de Porto Príncipe, cuida da educação de 900 crianças que freqüentam as aulas em dois turnos. A SOS também fornece alimentos de emergência para 14.000 haitianos diariamente e, ainda este ano, vai iniciar a construção de uma terceira vila na cidade de Les Cayes.

O encontro aconteceu na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

Trabalho Humanitário: Eventos – 2011 – 13/01/11 (10x)