6 de abril de 2010
>
Angelina Jolie conhece famílias desabrigadas na Bósnia
Fonte: UNHCR
Sarajevo, 5 de Abril de 2010
A Embaixadora da Boa Vontade da ONHCR, Angelina Jolie, viajando com o seu parceiro, o ator Brad Pitt, visitou nesta segunda-feira as pessoas que estão internamente desabrigadas na Bósnia Herzegovina. A viagem de Jolie aconteceu 14 anos depois da guerra civil que devastou o país. Ela fez uma pausa nas filmagens de seu filme mais recente para destacar a situação dos 113.000 bósnios que estão desabrigados e sem casas, e dos mais de 7.000 refugiados que vieram da Croácia, muitos dos quais vivem em centros coletivos e muitas vezes em condições deploráveis.
Jolie visitou um centro coletivo na cidade de Gorazde onde moradores vivem em alojamentos degradados, com pouca ajuda. Ela então se dirigiu até outra aldeia próxima, Visegrad, onde visitou uma família e conversou sobre uma viajem que fez para um lugar no qual viu uma das piores atrocidades da guerra. Jolie disse que ela “foi muito inspirada por essas famílias. Apesar da dura realidade de suas instáveis existências, essas famílias têm uma incrível determinação para fazer um futuro melhor para os seus filhos“. Jolie então viajou para a cidade de Rogatica, onde visitou pessoas desabrigadas em outro centro coletivo, que precisam de serviços básicos, como água corrente.
Os anos de 1992 até o ano de 1995 foram os anos em que o país foi assolado pela guerra, sendo que mais de 2.2 milhões de pessoas ficaram desabrigadas. Essas mudanças deixaram suas vidas destroçadas. Para muitos o sofrimento continua até hoje. Jolie conheceu algumas dessas pessoas e durante a sua visita elas contaram sobre a angústia terrível que sofreram, incluindo estupro e tortura. Uma mulher disse: “Eu tenho o meu corpo, mas já não tenho uma alma.”
“Depois de ver essas pessoas e ouvir suas histórias, não posso sublinhar mais a necessidade de foco no bem-estar destes indivíduos mais vulneráveis da população,” Jolie disse, adicionando que “… acabando com o desalojamento e garantindo qualidade de vida, nós podemos promover o progresso e estabilidade em longo prazo.”
Jolie também conheceu o pessoal da UNHCR que está no local. Eles contaram a ela sobre as propostas para ajudar a resolver a situação daqueles que ainda estão desabrigados. “Espero que possamos encontrar soluções para as dezenas de milhares de pessoas restantes que ainda estão desabrigadas” disse Jolie acrescentando que “… só assim poderemos realmente pôr ponto final em um dos capítulos mais trágicos da história moderna.”
Apesar de sua curta visita, Jolie disse que “espera voltar a este belo país em breve para se reunir com os representantes políticos e discutir as soluções que são tão necessárias”. Olhando para o futuro ela notou que:
“A Bósnia Herzegovina tem agora a oportunidade de avançar colocando fim no desalojamento e tenta se capitalizar com o processo de adesão da União Européia. A liderança local tem uma maior responsabilidade ao fazer suas escolhas e tem que garantir que isso vai acontecer.”
- Notícia anterior: Post anterior
- Próxima notícia: Próximo post