Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR

UNHCR divulga novos vídeos de Angelina Jolie no Iraque

23 de fevereiro de 2015

No final de Janeiro de 2015, durante a última missão humanitária realizada por Angelina Jolie ao Iraque, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR) participou da gravação de dois vídeos que foram divulgados nesta segunda-feira, dia 23 de Fevereiro, em uma página especial da Agência.

Os vídeos contam histórias diferentes, nas quais três mulheres narram a violência e os abusos que sofreram nas mãos dos militantes jihadistas. Uma delas, que faz parte do grupo dos Yazidis (minoria cercada nas montanhas pelos rebeldes), acompanhada de seu filho, foi liberada após passar 2 meses em cativeiro. No entanto, seu marido e o restante de seus filhos continuam desaparecidos. No vídeo, Angelina aparece ouvindo a história contada pela refugiada.

Durante a missão, em Janeiro, a atriz realizou um comunicado criticando a comunidade internacional por falhar na busca de uma solução para os conflitos que provocaram o deslocamento de milhões de pessoas no Oriente Médio.

“É chocante ver como a situação humanitária no Iraque se deteriorou desde a minha última visita. Além do grande número de refugiados sírios, apenas em 2014, dois milhões de iraquianos ficaram desabrigados por conta da violência. Muitas dessas pessoas inocentes foram forçadas a fugir durante várias vezes enquanto buscavam por segurança […] Eles estão pagando o preço de um fracasso coletivo em acabar com os conflitos que tem permitido que os extremistas tomem o poder. Estamos sendo testados aqui, como comunidade internacional e até agora, apesar dos imensos esforços e boas intenções, a comunidade internacional está falhando”.

Fotos:
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 26/01/15 – IRAQUE