Artigos by Angelina / TimeToAct / Trabalho Humanitário / UNHCR / Violência Sexual

Jolie escreve artigo sobre violência sexual em guerras

12 de dezembro de 2017

Angelina Jolie vem lutando ao redor do mundo contra a violência contra a mulher, apoiando-se no discurso de que “atualmente é mais perigoso ser uma mulher em zona de guerra do que um soldado”, e um dos seus últimos feitos foi feito com o apoio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Em um artigo publicado pelo jornal The Guardian, a atriz aponta como a aliança com a organização pode liderar um movimento para acabar com essa guerra de gêneros, especialmente em ações militares.

“Apesar de ser algo proibido pelo direito internacional, a violência sexual continua a ser empregada como uma tática de guerra em diversos conflitos no Mianmar, Ucrânia, Síria e Somália. Incluindo estupros em massa, escravidão sexual e estupro como tortura. Isso explica em grande parte o perigo de ser uma mulher em meio a esses conflitos”, disse ela.

Jolie complementou ainda, dizendo que “nesses conflitos, os corpos e direitos das mulheres são abusados e as consequências são muito mais duradouras, causando feridas mais profundas e que são muito mais difíceis de resolver e superar. Acabar com a violência sexual baseada no gênero é, portanto, uma questão vital de paz e segurança, bem como da justiça social”.

Fonte: Cosmopolitan