Enviada Especial / News / TimeToAct / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie comemora o Dia Mundial do Refugiado na Turquia

20 de junho de 2015

Neste sábado, dia 20 de Junho, a Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie, comemorou o Dia Mundial do Refugiado com refugiados sírios na Turquia – que, recentemente, superou o Paquistão e se tornou o país que mais abriga refugiados no mundo: com mais de 1.77 milhões em áreas urbanas e em acampamentos administrados pelo Governo.

Jolie e o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, também se reuniram com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para agradecer pela generosidade oferecida pelo país e por sua população aos refugiados sírios e iraquianos. Eles conversaram sobre os desafios que a Turquia e os outros países do mundo estão enfrentando e como estão precisando de ajuda.

Na qualidade de co-fundadora da “Preventing Sexual Violence Initiative”, Jolie também esteve batalhando pelos direito das mulheres e trabalhando na Campanha Global Contra a Violência Sexual nos Conflitos.

Mais tarde, enquanto visitava o campo de refugiados Midyat, na cidade de Mardin, sudeste da Turquia, ela fez um comunicado poderoso em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, pedindo mais ação na prevenção de conflitos e mais ajuda para os refugiados:

“Estamos aqui por uma simples razão: Esta região é o epicentro de uma crise global. Cerca de 60 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Isso quer dizer que uma em cada 122 pessoas em nosso planeta, está desabrigada. Nosso planeta nunca foi tão rico, tão saudável ou tão avançado. Ainda assim, nunca antes, tantas pessoas foram arrancada dos seus direitos humanos básicos. Nós devemos chamar isso do jeito certo: não apenas como uma “crise de refugiados”, mas uma crise global de segurança e governança, que se manifesta na pior crise de refugiados já registrada – e num momento de deslocamento de pessoas em massa. A grande fonte desta fuga massiva de refugiados é a Síria. No período de 4 anos, a Turquia se tornou o país com o maior número de refugiados do mundo, com 1.8 milhões de sírios e iraquianos desabrigados. O Líbano, onde eu estive ontem, está abrigando uma densidade ainda maior de pessoas desabrigadas: a cada quatro pessoas no Líbano, uma é um refugiado sírio. As pessoas estão deixando os lugares para fugir. Se você é um iraquiano ou um sírio fugindo da violência, pra onde você iria?”

Na parte da manhã, Angelina ainda foi fotografada passeando pelas ruas da cidade de Mardin na companhia da filha Shiloh – que acompanhou a mãe durante uma visita a um campo de refugiados no Líbano nesta sexta-feira. As fotos estão sendo adicionadas aos poucos – devido a quantidade – na Galeria do Angelina Fan Brasil.

Leia o comunicado completo feito por Angelina, no site oficial da UNHCR (em inglês).



Fotos:
• CANDIDS > 2015 > 20/06/15 (??)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 20/06/15 – TURQUIA (??x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 20/06/15- TURQUIA #2 (??x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 20/06/15- TURQUIA #3 (??x)