Jolie celebra aniversário de iniciativa contra violência sexual

Jolie celebra aniversário de iniciativa contra violência sexual

Nesta segunda-feira, dia 13 de Março de 2017, Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – Angelina Jolie – participou de um evento em comemoração ao quinto aniversário da Iniciativa de Prevenção à Violência Sexual.

A cineasta norte americana co-fundou a iniciativa ao lado do ex-ministro britânico de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, em 2012. Os dois realizaram esta parceria que visa combater o uso do estupro e da violência sexual como uma arma de guerra em zonas de conflitos.

Agora, cinco anos depois, os dois se reuniram novamente no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, ao lado da ministra do Exterior e Comunidade, Baronesa Anelay, chefe da diplomacia britânica, para promover a iniciativa chamada “Time To Act” (Hora de Agir). Durante o evento, Jolie disse:

Quando este tipo de violência e de abuso acontece em tempos de paz, não resta dúvidas de que trata-se de um crime que merece ser punido por lei. No entanto, quando este tipo de abuso acontece no meio de conflitos e de guerras, em grande escala, com o uso de uma violência brutal, ele é tratado como algo impossível de prevenir ou é, de alguma forma, justificado pelo clima de guerra. Todos nós aqui sabemos que, simplesmente, isso não é o bastante. Estamos cansados das desculpas apresentadas, uma após outra, que tentam justificar a negligência de crimes que, desproporcionalmente, afetam mulheres e crianças, e que contribuem para conter os direitos das mulheres em muitos países, de geração em geração.

A Baronesa Anelay, que também é representante especial do Reino Unido para a Prevenção da Violência Sexual em Conflitos, anunciou novas medidas para desenvolver este trabalho, juntamente com um protocolo atualizado que dá mais foco no tratamento de traumas, nas análises de evidências e no apoio a crianças e homens sobreviventes.

Posteriormente, Angelina também participou de uma reunião com Atifete Jahjaga, a primeira mulher presidente do Kosovo.

Ainda nesta semana, Angelina visitará a Genebra, na Suiça, para continuar seu trabalho humanitário. Ela irá participar de uma Conferência Anual em homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello na Assembleia das Nações Unidas, nesta quarta-feira, dia 15 de Março.

Fonte: People

Fotos:

01 02 03 04 05 06

• Trabalho Humanitário > 2017 > 13/03/17 – Londres (??)
• Trabalho Humanitário > 2017 > 13/03/17 – Londres #2 (??x)