Trabalho Humanitário

Depois de anos de serviço dedicado a UNHCR e aos refugiados, em Abril de 2012, Angelina Jolie foi nomeada Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Em seu novo e expandido papel, ela irá se concentrar nas grandes crises mundiais que resultam em deslocamento em massa de pessoas, prestando assistência, representando a UNHCR em um nível diplomático e engajando-se ao lado de autoridades em questões de deslocamentos globais. Através deste trabalho, Angelina irá ajudar a contribuir no processo vital de encontrar soluções para as pessoas desabrigadas pelos conflitos. Jolie já representou a UNHCR como Embaixadora da Boa Vontade e enquanto estava neste papel ela realizou mais de 40 visitas de campo em todo o mundo tornando-se uma pessoa bem versada no fenômeno do deslocamento forçado e uma incansável defensora.

O interesse de Angelina Jolie pelos assuntos humanitários foi despertado em 2000, quando ela foi até o Camboja para gravar o filme de aventura “Lara Croft: Tomb Raider.” Logo em seguida, ela começou a viajar com a UNHCR para campos de refugiados e desde então, seu interesse e sua determinação em ajudar os desabrigados passaram a chamar a atenção de ajuda internacional. Nomeada Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR em 2001, Jolie realizou mais de 40 missões de campo para algumas das regiões mais remotas do mundo, com a intenção de destacar a situação de milhões de pessoas desabrigadas e para defender a sua proteção.

Em 2012, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, reconheceu os anos do extraordinário serviço prestado por Jolie à agência de refugiados nomeando-a como Enviada Especial. Em seu novo papel, ela se concentrará em crises de grande escala que resultam em um deslocamento de população em massa. Já em Abril de 2012, ela visitou ao Equador em sua primeira missão como Enviada Especial. Além de suas missões de campo realizadas em nome da UNHCR, Angelina Jolie cumpre a tarefa da dar voz aos refugiados e às pessoas internamente desabrigadas. Ela se compromete a defender seus nomes representando a UNHCR e o Alto Comissariado a nível diplomático e envolvendo-se com outras autoridades em questões de deslocamento globais. Com seu trabalho, ela ajuda a encontrar soluções duradouras para as pessoas desabrigadas pelos conflitos e inspira outras pessoas a assumir um papel mais ativo.

O compromisso da Enviada Especial para com a Agência é demonstrado através de suas doações realizadas para a UNHCR, totalizando um valor de mais de 5 milhões desde 2001. Os fundos foram direcionados para a construção de escolas – em locais como o Quênia e o Afeganistão – bem como outras iniciativas destinadas a melhorar a vida dos desabrigados.

Além de seu trabalho com a UNHCR, Angelina Jolie continua a viajar para ajudar locais de catástrofes, crianças vulneráveis, locais de conservação ambiental fornecendo esforços para o direito internacional a favor da justiça ao redor do mundo. Em 2003, ela começou a ‘Maddox Jolie-Pitt Foundation’ dedicada à conservação do Camboja, que posteriormente se expandiu para a agricultura, educação, saúde, formação profissional, infra-estrutura, planejamento rural entre outros programas.

Em 2005, ela criou o ‘Centro Nacional para Crianças Refugiadas e Imigrantes’, uma organizaçao que presta assistência jurídica gratuita a jovens que necessitam de abrigo. Em 2008, em parceria com Microsoft ela lançou a ‘Kids in Need of Defence (KIND)’ um movimento que conta com escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas, ONGs e voluntários comprometidos com a prestação de assessoria jurídica a crianças imigrantes desacompanhadas nos Estados Unidos. Ela também é co-presidente da ‘Education Partnership for Children of Conflict’ que ajuda a financiar programas de educação para crianças afetadas pelos conflitos. Em 2007, Jolie tornou-se membro influente no Conselho de Relações Exteriores e já financiou vários relatórios especiais para o Conselho, incluindo o programa ‘Intervention to Stop Mass Atrocities and Genocide.’

Após várias visitas ao Haiti, em 2010, ela estabeleceu o ‘Programa Jolie Legal Fellows’ para melhorar a capacidade do governos em todos Estados de direito. A pricípio o programa colocou jovens advogados dentro das estruturas existentes no Haiti com a intenção de ajudar o governo a proteger as crianças.

A Fundação Jolie-Pitt, por sua vez, tem fornecido financiamento para o ‘N/a’an ku sê Wildlife Sanctuary’ na Namíbia, que procura cuidar de animais selvagens feridos e minimizar os conflitos entre humanos e animais selvagens. Jolie financiou ainda centros infantis no Camboja e na Etiópia, que fornecem tratamentos inovadores e integrados para crianças infectadas com o vírus da AIDS e com tuberculose.

A devoção de Jolie às causas humanitárias não passou despercebida. Em 2003, ela recebeu o prêmio de Cidadã do Mundo entregue pela ‘United Nations Correspondents Association’ e em 2005 foi agraciada com o Prêmio de Humanitário Global entregue pela ‘United Nations Association of the USA’ e pelo ‘Business Council for the United Nations’ por seu trabalho com os refugiados. Em 2007, o ‘International Rescue Committee’ concedeu a Jolie e a Antonio Guterres o Freedom Award por suas contribuições dadas a causa dos refugiados e a liberdade humana. E em outubro de 2011, a UNHCR homenageou Jolie por seus 10 anos de serviço prestados a causa humanitária como Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR.

Missões e trabalhos de campo

Como Enviada Especial

– Junho de 2017, Quênia
– Setembro de 2016, Jordânia
– Março de 2016, Grécia
– Março de 2016, Líbano
– Julho de 2015, Myanmar
– Junho de 2015, Turquia
– Janeiro de 2015, Iraque
– Setembro de 2014, Malta
– Junho de 2014, Tailândia
– Fevereiro de 2014, Líbano
– Junho de 2013, Jordânia
– Abril de 2012, Equador
– Dezembro de 2012, Jordânia
– Setembro de 2012, Iraque
– Setembro de 2012, Turquia
– Setembro de 2012, Líbano
– Setembro de 2012, Jordânia
– Abril de 2012, Equador

Como Embaixadora da Boa Vontade

– Junho de 2011, Malta e Itália
– Junho de 2011, Turquia
– Abril de 2011, Tunísia
– Março de 2011, Afeganistão
– Dezembro de 2010, Espanha
– Setembro de 2010, Paquistão
– Agosto de 2010, Bósnia e Herzegovina
– Junho de 201, Equador
– Abril de 2010, Bósnia e Herzegovina
– Fevereiro de 2010, Haiti
– Outubro de 2009, Síria
– Setembro de 2009, Quênia
– Julho de 2009, Iraque
– Fevereiro de 2009, Tailândia
– Outubro de 2008, Afeganistão
– Agosto de 2007, Iraque e Síria
– Fevereiro de2007, Chad
– Dezembro de 2006, Costa Rica
– Novembro de 2006, Índia
– Novembro de 2005, Paquisão
– Maio de 2005, Paquistão
– Dezembro de 2004, Líbano
– Outubro de 2004, Sudão
– Outubro de 2004, Tailândia
– Junho de 2004, Chad
– Abril de 2004, Arizona
– Dezembro de 2003, Egito
– Dezembro de 2003, Jordânia
– Agosto de 2003, Federação Russa
– Abril de 2003, Sri Lanka
– Março de 2003, Tanzânia
– Dezembro de 2002, Kosovo
– Outubro de 2002, Quênia
– Junho de 2002, Equador
– Maio de 2002, Tailândia
– Março de 2002, Namíbia
– Agosto de 2001, Paquistão
– Junho – Julho de 2001, Camboja
– Fevereiro de 2001, Serra Leoa

Você ainda pode ler mais sobre as impressões pessoais de Jolie e seus reflexos durante suas missões de campo como Embaixadora da Boa Vontade:

Sudão (inglês)
Tailândia (inglês)
Jordânia (inglês)
Federação Russa (inglês)
Sri Lanka (inglês)
Kosovo (inglês)
Notes from My Travels: Visits with Refugees in Africa, Cambodia, Pakistan and Ecuador (inglês)

Fonte: UN Refugee Agency – USA

Veja várias fotos do trabalho humanitário de Angelina na galeria do Angelina Jolie Brasil.

Voltar

O Angelina Jolie Brasil é um site feito de fãs para fãs e tem como objetivo principal compartilhar as notícias mais recentes sobre a cineasta norte americana, Angelina Jolie. Nós não temos qualquer contato com a atriz, seus familiares e agentes. Qualquer artigo, vídeo ou imagem postado nesse site possui os direitos autorais dos seus respectivos proprietários originais, assim como todos os nossos conteúdos produzidos, editados, traduzidos e legendados devem ser creditados sempre que reproduzidos em outro site. É proibida a cópia total ou parcial deste site assim como deste layout. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade clicando aqui.